Desmistificando a Transformação Digital de sua empresa com seus colaboradores

Mesmo sem perceber, todas as empresas atravessam o processo de Transformação Digital. E não é de hoje. Desde os anos 90, quando a internet passou a se popularizar e a conexão entre as corporações se tornou essencial para os negócios, todas as empresas aos poucos foram evoluindo em torno da tecnologia.

Começando com a criação dos seus web sites, crescendo o compartilhamento de informações na rede mundial, adotando redes sociais como meio de propagação de informações e de conexão com seus públicos de interesse e mesmo como meio de atendimento de solicitações de clientes, e com isso, adotando novos sistemas, redes e estruturas de segurança que lhes dessem mais robustez para administrar a evolução dos negócios.

Passou-se a falar mais especificamente de transformação digital quando o processo começou a crescer de maneira exponencial no mundo e nas organizações. A base deste crescimento são as tecnologias exponenciais – inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas, computação quântica, big data e outras. Estes conceitos vêm sendo propagados pelas próprias empresas de tecnologia e por organizações como o Fórum Econômico Mundial, cujo criador, Klaus Schwab, lançou o livro A Quarta Revolução Industrial, de 2016, mostrando como as tecnologias exponenciais vêm influenciando esta transformação.

Isto posto, vemos como usamos e nem sentimos estas tecnologias e, portanto, temos o processo de transformação digital, literalmente, nas palmas de nossas mãos, com nossos celulares e tablets, por exemplo, nos dando um potencial de acesso aos sistemas e informações imensos e nos permitindo realizar os nossos negócios de qualquer lugar. Mais ainda com o impulso da pandemia, que nos obrigou a levar um pedacinho de nossas empresas para dentro de nossas casas.

Com as redes sendo expandidas a um perímetro cada vez maior, exigindo mais capacidade de processamento e segurança, os colaboradores são parte essencial na preocupação da empresa em mantê-la conectada, segura e em compliance com toda a governança necessária para a estabilidade e integridade dos negócios. Deixá-los ao par de tudo o que acontece, incluí-los e instruí-los é fundamental. Por exemplo, treinamentos em mentalidade digital, que os possibilite a compreender como usar os dados a seu favor e de maneira responsável, individual e corporativamente.

A transformação digital não acontece de maneira apartada ou mesmo em paralelo aos negócios, mas é intrínseca, indissociável dos negócios e é, na verdade, o impulsionador deles. Inclusão digital é entender que devemos ser responsáveis – na vida privada e corporativa – pelas informações que produzimos e pelas interações que realizamos, pelos dispositivos que usamos e pelos dados que compartilhamos. Somos nós responsáveis pela nossa privacidade e pela guarda das informações que produzimos, sendo tudo muito mais facilmente propagando e, portanto, mais perigosamente falível.

Para as empresas, a chave é manter colaboradores formados e informados. Em linha com a transformação que não para. Treinamento é essencial para engajar e mostrar o caminho de evolução de negócios e para que os colaboradores estejam cientes e possam ser proativos neste processo como um todo.

Cida Vasconcelos

Consultora, facilitadora e palestrante

Compartilhe!