REMPLI DE SOI-MÊME, você conhece alguém?

Gosto muito dessa expressão francesa pela aplicabilidade em muitas situações nos dias de hoje. Podemos usá-la por exemplo:

Uma pessoa remplie de soi-même é aquela que se julga completa em si mesma, não necessitando de outrem. Podemos, em tradução livre e em termos atuais, dizer da pessoa que “se acha”, se julga suficiente por si mesma, sem necessidade de apoio, orientação ou qualquer “acessório” que a ajude a ficar melhor.

Um partido (ou agremiação política, esportiva ou representante de classe) se torna rempli de soi-même quando se fecha em si mesmo e se julga suficiente para não ter que fazer alianças ou admitir que em outras “instâncias” há pontos interessantes para aprender e ficar melhor.

Uma nação remplie de soi-même é aquela fechada que faz questão de ignorar as necessidades das outras, dificultando acordos internacionais e se posicionando com superioridade, bastando-se em si mesma.

Na empresa, a expressão francesa se aplica a muitas situações:

– Uma organização remplie de soi-même pode ser aquela que se julga a melhor, sem necessidade de aprender nada com outras; considera suas práticas as mais exemplares

– Um chefe rempli de soi-même é aquele que se basta em si mesmo, tem o melhor método de gestão, sabe mais que todos; ele se acha o mais preparado para ser promovido e até injustiçado por já não estar no topo

– Um funcionário rempli de soi-même é o que se coloca acima do bem e do mal; fecha-se nas competências que julga que possui e não faz esforço para aprender mais; acha que só poucos na empresa têm condições de ensiná-lo.

E vai por aí afora. Essa expressão francesa a toda hora me traz exemplos vivos de pessoas e organizações conhecidas. Para melhor compreendê-la seguem algumas traduções mais livres.

Ser REMPLI DE SOI-MÊME:

– Ter o rei na barriga

– Empinar o nariz

– Ser metido a sebo

– Ser mais realista que o rei

– Ser dono da verdade

– Achar-se o bom, o centro do universo

– Ser convencido, arrogante, cheio de si.

Você tem algum exemplo para acrescentar ou se lembra de alguém “rempli de soi-même”?

Milton Pereira

Consultor e palestrante

Compartilhe!