Caminhos eficazes para engajar os colaboradores
Em todos esses anos que atuo em Recursos Humanos, sempre acreditei que o RH lida com o que é de mais valioso – as pessoas. Sem elas, não importa a tecnologia que seja empregada, as organizações não chegariam a lugar algum.
No último ano, surgiram desafios pessoais e profissionais que, de certa forma, desestimularam muitos colaboradores. E é nesse momento que precisamos saber quais os caminhos mais eficazes para engajá-los.
O 15º Índice de Confiança da Robert Half, divulgado em maio deste ano, destacou que 26% dos mais de 1.100 participantes afirmam que a sensação de equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida piorou no último ano. Pelo que tenho acompanhado, esses profissionais não conseguem mais entregar como antes. Esse stress ocasionado pela pandemia faz com que ele não veja mais o trabalho como algo que o valorize e o desafie, mas apenas como o provedor financeiro.
Nós, profissionais de RH, precisamos ficar atentos aos sinais que mostram que os colaboradores não estão mais engajados: falta de participação em reuniões e de diálogo com demais colaboradores e líderes, demora para entrega de demandas etc. Estar distante traz alguns obstáculos, mas é possível aplicar algumas dicas:
Um exemplo simples e prático, em que se pode aplicar esse tipo de ação é durante a reunião de alinhamento por videochamada. Como é um momento em que todos falam sobre as atividades realizadas, você, como gestor, pode oferecer ao colaborador a possibilidade de ajudar o time com suas ideias. Isso faz com que ele se empodere e se sinta parte do grupo novamente.
Meu colaborador se afastou. Como o trago de volta? Além de ter um comitê de gestão de crise, é possível preparar um manual para os gestores em que eles podem identificar quando esse colaborador começa a perder o “encanto” pela empresa e quais as estratégias que pode seguir para tentar trazê-lo de volta. Nele pode constar os principais sinais que indicam que o profissional está desmotivado, além de mostrar quais as principais estratégias para lidar com cada situação.
O 1:1 (one-on-one) é um momento para conversar, de maneira privada, com o seu colaborador. É importante mostrar ser um ambiente seguro, onde ele pode expressar quais as questões que faz com que não se sinta engajado como anteriormente.
Promover encontros virtuais como happy hours e comemorações de aniversários mensais são importantes para sair da rotina. A ideia é promover integração e engajamento em um momento em que o assunto principal não seja trabalho.
Oriente e encoraje os líderes e colaboradores da sua empresa. Colaborador feliz e engajado traz reflexo positivo nos resultados da empresa. Pense nisso!