Gerdau é reconhecida como uma das empresas com as melhores práticas de diversidade e inclusão LGBTI+

unnamed

Reconhecimento do Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign Foundation, aponta avanço da transformação cultural da produtora de aço

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, é destaque, pelo segundo ano consecutivo, como uma das organizações com as práticas de diversidade e inclusão LGBTI+ mais avançadas do Brasil, na 2ª edição da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign Foundation, HRC Equidade BR, divulgada nesta quinta-feira (31). A companhia recebeu a nota 100 no ranking da HRC Equidade BR, considerada uma ferramenta relevante de análise para que as empresas avaliem suas práticas e planejem melhorias e avanços.

“Pesquisas como esta têm um papel-chave na evolução e implementação de ações e iniciativas de diversidade e inclusão LGBTI+, uma vez que contribuem para uma importante autoavaliação da jornada da empresa. Este reconhecimento da Human Rights Campaign Foundation reafirma a importância da transformação cultural vivida pela Gerdau nos últimos anos e seu propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, com a promoção de um ambiente diverso e dos direitos humanos LGBTI+”, afirma Carla Fabiana Daniel, líder global de Diversidade e Inclusão da Gerdau. 

Em 2023, os critérios de avaliação da do Programa Global de Equidade no Trabalho foram divididos em quatro pilares: políticas e benefícios inclusivos; apoio a uma cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados, esforços de treinamento interno e prestação de contas; e compromisso público. Cada um desses pilares é avaliado de acordo com critérios como proteções de força de trabalho, grupos de funcionários, responsabilidade da liderança, levantamento de dados, educação, divulgação e engajamento. 

Promovido no Brasil pelo Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Programa Global de Equidade no Trabalho é uma iniciativa gratuita, inspirada no Índice de Igualdade Corporativa (CEI). Os dados obtidos oferecem subsídios para que as organizações avaliem suas políticas e práticas com foco em ampliar a inclusão de pessoas LGBTI+ no local de trabalho. No País, o Programa está em sua segunda edição, mas, nos Estados Unidos, é aplicado há 21 anos pela HRC Foundation. 

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *