Time do escritório da BDF NIVEA Brasil se mobilizou para participar do CBS Day na Associação Reciclázaro; movimento global da Beiersdorf envolverá mais de 20 mil pessoas colaboradoras em projetos sociais e de sustentabilidade nos próximos meses (foto: divulgação/BDF NIVEA Brasil)
No Brasil, participantes visitaram uma cooperativa de reciclagem de resíduos, na capital paulista, e centro de desenvolvimento para surdos, em Itatiba, no interior de SP
Com o seu primeiro dia global de voluntariado para pessoas colaboradoras, a Beiersdorf mais uma vez demonstra o seu compromisso com o propósito Cuidado Além da Pele. Todos os profissionais da companhia no mundo poderão desenvolver uma atividade voluntária por um dia para apoiar comunidades locais. O Care Beyond Skin Day (CBS Day) promove o compromisso sustentável e social da holding alemã em criar uma sociedade mais inclusiva e esforços para minimizar seus impactos ambientais.
No Brasil, as atividades ocorreram em dois dias, 30 e 31 de maio: a Beiersdorf se uniu a plataforma de voluntariado Atados para desenvolver atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo. Já parte de pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que presta serviços à comunidade surda, desenvolvendo projetos de atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização.
“Na Beiersdorf, reconhecemos nossa responsabilidade de promover mudanças positivas e estamos comprometidos a tornar nossas metas de sustentabilidade uma realidade todos os dias. Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todo o mundo terão a chance de dedicar um dia de trabalho para participar de uma iniciativa que faz a diferença em suas comunidades e contribui coletivamente para os esforços globais da empresa”, diz Vincent Warnery, CEO global da Beiersdorf.
“Foi gratificante ver o engajamento dos nossos times no Brasil. As diretrizes da nossa Agenda de Sustentabilidade estão em tudo o que fazemos e foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática as mudanças positivas que propomos para o mundo seguindo os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Christian Goetz, presidente da NIVEA Brasil.
Atividades intensas
Grupo de pessoas voluntárias da BDF NIVEA Brasil participam da triagem de resíduos recicláveis na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo (foto: divulgação/BDF NIVEA Brasil)
As práticas na cooperativa ocorreram em quatro grupos para que o maior número de pessoas voluntárias pudessem participar. Antes de iniciar a agenda do dia, as equipes foram recebidas da associação com um café vegetariano e sem uso de plástico para reforçar o viés sustentável da iniciativa.
Na primeira parte da imersão, os grupos conheceram o espaço, a horta e logística de reaproveitamento do Cefopea, que possui hortas suspensas, térreas e uma estufa com plantação com técnica de hidroponia com diversos alimentos, em especial PANCs (plantas alimentícias não convencionais). A ideia era explicar sobre as maneiras de plantios, os diferentes tipos de alimentos plantados ali e como funciona toda a cadeia de produção, uso e descarte dos alimentos. Em seguida, as pessoas voluntárias entenderam de fato como ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, fazendo o trabalho do dia a dia da cooperativa na triagem e prensa dos resíduos com a orientação de trabalhadores do local. Em dois dias de ação, a BDF NIVEA Brasil contabilizou cerca de 925 quilos de materiais que passaram por triagem e foram encaminhados para reciclagem.
Além da agenda presencial, a companhia também realizou um desafio sustentável online para as pessoas que trabalham em outras localidades. “Nesta opção, propomos desafios simples para que todas e todos pudessem cumprir em suas casas. Queremos que nossas equipes de todo o Brasil se sintam parte deste movimento”, complementa o presidente.
No primeiro desafio, as pessoas tiveram que designar um local em suas próprias casas para a separação de materiais recicláveis e lixo orgânico e separá-los corretamente ao longo do dia. Já no segundo momento, foram incentivadas a produzir uma refeição aproveitando integralmente os alimentos disponíveis em casa. Todo o desempenho das tarefas teve o acompanhamento por meio de grupos privados.
A ação online encerrou com uma live para apresentar os resultados e um papo com o time da Reciclázaro sobre Economia Circular e como este conceito se conecta com o tratamento dos resíduos sólidos passando por temas como: economia linear; economia circular; resíduos sólidos; descarte eficiente; caminho do lixo e consumo consciente.
Entre formato presencial e online da parte administrativa e time de campo, a companhia contabilizou mais de 200 pessoas participantes, inclusive toda a diretoria. A ação ainda teve 2 toneladas de emissões de dióxido carbono equivalentes (CO2eq) neutralizadas por meio de compensação em créditos em parceria com a Moss, plataforma ambiental que opera no mercado de créditos de carbono.
Voluntariado social
Pessoas colaboradoras da fábrica tiveram um dia de vivência no Instituto Phala; atividades incluíram revitalização do espaço e da horta comunitária e orientações sobre coleta seletiva de resíduos (foto: divulgação/Beiersdorf)
O Care Beyond Skin Day também teve seu capítulo na fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), registrando, assim, o engajamento de parte da equipe da planta, a qual participou de uma iniciativa social no Instituto Phala, parceiro da companhia na região.
Em 30 de maio, 50 pessoas colaboradoras se dividiram em dois grupos e visitaram a organização para um dia de voluntariado, que incluiu: a revitalização da área externa do instituto (fachada e quintal) com pintura nas paredes e desenhos do alfabeto em libras em grafitagem; a renovação da jardinagem do quintal e da horta; a aquisição de lixeiras para reciclagem e orientação de integrantes do GA Sustentabilidade e Meio Ambiente ao time do Instituto Phala sobre como reciclar corretamente os resíduos; ação de sensibilização com as pessoas participantes a respeito da comunicação com os surdos, especialmente considerando o tema de inclusão deste público na sociedade e na fábrica da companhia.
“Sempre buscamos maneiras de fortalecer a comunidade de Itatiba e nos unirmos a uma entidade local é a oportunidade ideal para colocar em prática o nosso Cuidado Além da Pele. A parceria com esta instituição, que atua no desenvolvimento de pessoas surdas, se conecta com nossos objetivos de inclusão e letramento”, comenta Juliana Torres, diretora da fábrica da Beiersdorf.
Alcançando metas ambiciosas de sustentabilidade
O objetivo do CBS Day global da Beiersdorf é contribuir positivamente para o meio ambiente e a sociedade. Como uma das maiores empresas globais de cuidados com a pele, a Beiersdorf reconhece seu papel no combate às mudanças climáticas e desenvolveu a Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele como parte da estratégia corporativa C.A.R.E.+ para alcançar um crescimento sustentável competitivo.
A Beiersdorf investe esforços e recursos em iniciativas e inovações para alcançar suas metas de sustentabilidade e já registra progressos significativos nas suas metas climáticas. Por exemplo, a empresa estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 30% até 2025 em relação ao ano base de 2018. Em 2022, foram registradas reduções de emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 17%, o que é um resultado muito positivo, especialmente considerando o crescimento global dos negócios da companhia.
No final de 2022, a Beiersdorf recebeu a classificação “Triple-A” pelo Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização sem fins lucrativos, sendo uma das 13 empresas em todo o mundo a receber tal avaliação. O CDP reconheceu os esforços globais da companhia por sua liderança na definição de metas, desempenho e transparência nas áreas de mudança climática, florestas e segurança hídrica.
Sobre a Beiersdorf AG
A Beiersdorf destaca-se por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele há mais de 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 do mundo em cuidados com a pele*, Eucerin (dermocosméticos), La Prairie (cosméticos seletivos) e Hansaplast / Elastoplast (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como Aquaphor, Coppertone, Chantecaille, Labello, 8×4, atrix, Hidrofugal, Maestro e Florena completam nosso extenso portfólio no segmento de Consumo. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.
A empresa com sede em Hamburgo gerou vendas de € 8,8 bilhões e um resultado operacional (EBIT) de € 1,2 bilhão no ano fiscal de 2022. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.
SAC: 0800 77 64832 ou 0800 77 NIVEA