Cinco mitos e verdades sobre o universo do empreendedorismo segundo João Appolinário

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Empresário, presidente e fundador da Polishop, marca referência no varejo brasileiro, desmistifica algumas dúvidas acerca do mundo dos negócios, além de fornecer dicas valiosas para jovens empreendedores

O empreendedorismo pode ser uma jornada complicada para muitos, principalmente aqueles que estão adentrando o mundo dos negócios, o que exige uma combinação complexa de habilidades, atitudes e ações. Em decorrência disso, torna-se comum que surjam receios e medos, muitas vezes sem embasamento. “Isso, normalmente, se dá devido à falta de conhecimento básico sobre os principais assuntos referentes às empresas e ao empreendedorismo como um todo. A inexperiência faz com que as pessoas desistam antes mesmo de começar, mas, se houver desejo de aprender e evoluir, é possível alcançar resultados extraordinários”, comenta João Appolinário, presidente e fundador da Polishop, marca que é referência no varejo brasileiro e mundial, além da maior empresa omnichannel do Brasil.

Então, pensando em ajudar as pessoas que querem aperfeiçoar-se e gerar lucros reais para suas empresas, Appolinário, que também é “tubarão” no programa Shark Tank Brasil, esclarece algumas das principais dúvidas sobre o assunto, além de explicar, de maneira simples e didática, como corrigir os principais erros cometidos pelos empresários iniciantes. Confira, a seguir: 

1. Ter pessoas de confiança ao redor facilita o processo.

VERDADE. De acordo com Appolinário, ter uma rede de pessoas confiáveis, incluindo amigos, família e funcionários, é crucial para o desenvolvimento efetivo de uma empresa e, com isso, ajuda a gerar bons resultados para ela. “Os amigos e familiares fornecem apoio emocional e encorajamento nos momentos difíceis, enquanto funcionários leais e comprometidos ajudam a construir uma equipe sólida, compartilhando a visão da empresa e contribuindo para o seu crescimento”, explana.

 

2. Só é possível alcançar sucesso se já houver empreendedores na família.

MITO. Embora ter empresários na família possa oferecer insights valiosos e ser de grande serventia em momentos turbulentos, esse não é um fator determinante durante a jornada empresarial. “Muitos empreendedores bem-sucedidos vêm de backgrounds diversos e encontram oportunidades por meio de suas próprias experiências e esforços”, explica. “Dessa forma, o sucesso é influenciado por habilidades, dedicação e capacidade de adaptação, mais do que apenas a presença de pessoas do ramo na família”, complementa o presidente da Polishop.

3. É preciso criar relacionamentos sólidos e fazer networking constantemente.

VERDADE. Criar e manter uma rede de contatos é essencial no empreendedorismo. Conectar-se com outras pessoas do mesmo setor, além de mentores e potenciais clientes, pode abrir portas para colaborações, parcerias e novas oportunidades de negócios. Além disso, relacionamentos sólidos podem ser cruciais para resolver desafios e obter insights preciosos. “Saber com quem se relacionar é uma das maiores qualidades que um empresário pode ter, afinal, essas pessoas podem ser a chave para fazer uma empresa ganhar ou perder clientes”, reverbera Appolinário.

4. Apenas as ideias bastam.

MITO. Embora elas sejam uma das partes mais importantes para criar um planejamento criativo e estratégico de uma organização, a execução das ideias é o que realmente faz a diferença no resultado final. “Ter ideias inovadoras é apenas o começo. Transformá-las em realidade exige uma organização sólida, ação decisiva e capacidade de adaptação. O processo envolve enfrentar desafios, ajustar expectativas e perseverar, tornando-as uma realização tangível. A tomada de ação é primordial, porque uma ideia sem ser realizada, é apenas uma ideia. Por isso, estude, analise e execute”, explica João.
 
5. É preciso estar sempre presente.

VERDADE. Envolver-se completamente no negócio, ou seja, estar presente em todos os aspectos da empresa é fundamental, pois permite com que o empreendedor compreenda completamente os desafios e as necessidades da empresa, tomando decisões assertivas e direcionadas, com foco em uma visão clara sobre as demandas. “Além disso, estar de maneira integral à frente do negócio também ajuda nos momentos de crise, os quais são inevitáveis em todo negócio. Terceirizar é útil para tarefas especializadas, mas a liderança direta é necessária para manter a direção da empresa”, finaliza o empresário.

Sobre João Appolinário

Presidente, fundador da POLISHOP e empreendedor por vocação, João Appolinário deixou o grupo de empresas da família para abrir seu próprio negócio. Em 1999, fundou a POLISHOP com um conceito inovador de Varejo Multicanal. Tornou-se um dos líderes do varejo no Brasil, com um estilo único de apresentar e vender produtos em uma rede de vendas que alcança todo o país, incluindo 122 pontos de venda próprios, catálogo, internet, telemarketing, vendas diretas com 150 mil empreendedores cadastrados e 5 canais próprios de televisão, que oferecem produtos e soluções inovadoras 24 horas por dia. João Appolinário é um dos ‘tubarões’ do programa SHARK TANK BRASIL, veiculado nos canais SONY e BAND.

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