Grupo Pereira demonstra os benefícios da contrataçãodos 50+ no MaturiFest

Durante o evento, o sétimo maior supermercadista do país expôs em painel como foi o processo de certificação Age Friendly, e promoveu uma oficina para os participantes do festival

Da esquerda para a direita: Pedro Pittella, da Sanofi, Natalia Andriola, da Takeda, Paulo Silva, do Grupo Pereira, e Andrea Tenuta, da Maturi

O segundo dia do MaturiFest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do país realizado em São Paulo, foi recheado de painéis e histórias inspiradoras, com a participação de Ary Fontoura, Heloisa Perissé, Fabiana Scaranzi, além de um time de peso de especialistas em trabalho e maturidade, empresas, empreendedores e organizações engajadas na causa da diversidade geracional.

Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, representou a companhia no painel “Empresas certificadas Age-Friendly no Brasil”, dividindo o palco com Pedro Pittella, da Sanofi, Natalia Andriola, da Takeda, e Andrea Tenuta, da Maturi. Na ocasião, o executivo contou como a contratação e permanência dos colaboradores com 50 anos ou mais contribui para melhorar os índices da companhia: “Tivemos a redução de turnover e melhora no absenteísmo, isso é medido e notamos a evolução destes indicadores em cada faixa etária dos funcionários de 50, 60 e 70 anos”.

Os painelistas discutiram a relevância do selo Certified Age Friendly Employer (CAFE) para promoção da diversidade etária no ambiente corporativo. Segundo Paulo Silva, o Grupo Pereira fez o caminho inverso, já adotava boas práticas e a certificação foi consequência disso. “Temos um olhar genuíno para nossos colaboradores com 50+. Já possuíamos ações voltadas para esse público no Grupo Pereira, pois faz parte do nosso propósito ser um bom lugar para passar a vida”, explica.

Durante o painel foi lançado o desafio para que no próximo ano o número de empresas certificadas aumente. “Queremos inspirar empresas de todos os setores a incluir profissionais maduros e políticas age friendly em suas equipes, entendemos que a troca geracional é muito rica e beneficia a todos”.

Oficina “Autoconhecimento x Carreira”

Helen Galvão, durante a oficina “Autoconhecimento x Carreira”

O Grupo Pereira também promoveu a oficina “Autoconhecimento x Carreira”, que teve como facilitadora a analista sênior de Gente & Gestão Helen Galvão. Aberta a todos os participantes do festival, a iniciativa do GP, que também ocorre na programação de hoje da MaturiFest, foi sucesso de público. De acordo com Helen, foi uma oportunidade de ter um novo olhar para a carreira na maturidade. “Foi muito rico e gratificante, pude perceber o estado de presença de todos os participantes e a mensagem que fica é que podemos nos permitir e reinventar a qualquer momento de nossas vidas”.

Luciane Xavier, executiva em RH, participou da oficina e sentiu muita conexão e entrega de todos os envolvidos. “O autoconhecimento é muito importante para as nossas escolhas, tanto na carreira quanto na vida pessoal. Na oficina, foi importante trazer a questão do futuro para o público 50+, por mais que a gente envelheça, os nossos sonhos não envelhecem”.

Para a oficina foi utilizada a ferramenta Point’s of you, que traz imagens a fim promover a reflexão sobre como o autoconhecimento se vincula à carreira, de modo a despertar a consciência de que somos seres integrados no modo de pensar, sentir e agir.

A primeira varejista Certified Age Friendly Employer

Em junho deste ano, o Grupo Pereira conquistou a certificação Age Friendly Employer™, conferida pelo norte-americano Age Friendly Institute. O reconhecimento advém de uma avaliação criteriosa das políticas de recursos humanos e das práticas de organizações que se destacam no recrutamento e retenção de profissionais com mais de 50 anos.

Para conquistar o selo, o GP passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, entre elas: cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão, e outras.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou seus 60 anos de história em 2022. Atualmente, conta com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.O Grupo Pereira tem mais de 100 unidades de negócio, incluindo 29 lojas da rede de supermercados Comper, 54 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 17 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 900 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *