Demandas burocráticas e processuais são as principais atividades que impactam produtividade do RH, aponta Ticket

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Segundo levantamento da marca da Edenred Brasil, 48% dos entrevistados estendem o horário de trabalho ao menos um dia na semana

De acordo com uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com mais de 300 profissionais de recursos humanos, demandas burocráticas e processuais estão entre as principais atividades que impactam a produtividade para 42% das pessoas entrevistadas. Na sequência, aparecem quantidade excessiva de demandas variadas (23%), retrabalhos (19%), respostas a dúvidas de colaboradores (10%) e excesso de reuniões (6%). 

Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos trabalhadores da área fazem horas extras pelo menos uma vez por semana: 28% trabalham além do horário três ou mais dias na semana, 13% costumam ficar além do expediente duas vezes e 7% disseram que ficam além do horário um dia na semana.

Para Tatiana Romero, diretora de recursos humanos da Ticket, o tempo de descanso é importante não só para a saúde e bem-estar, como também para a motivação e rendimento no trabalho. “Por vezes, existe necessidade de se fazer horas extras, mas elas precisam ser exceções, não a regra. É importante que as empresas revejam seus processos, adotando automatização, sempre que possível, e tecnologias e métodos que distribuam bem as atividades”, opina a executiva.

Quando questionados sobre quais mudanças na área de RH fariam para aumentar a produtividade, 28% disseram que automatizariam processos, 25% investiriam em treinamentos para profissionais da área, 16% criariam metodologias de trabalho, 15% teriam indicadores para enxergar os gaps da operação, 11% aumentariam a equipe e 5% diminuiriam a quantidade de reuniões.

Tatiana Romero também chama a atenção para a quantidade de profissionais de RH que sentem que seu trabalho não é valorizado por outras áreas da empresa. “Cerca de 42% revelaram ter essa percepção, sendo que 35% sentem que não são valorizados na maioria das vezes e 7% afirmaram que nunca são valorizados. Esse resultado é outro alerta para as companhias, que podem criar ações que mostrem a importância do RH, que, por sua vez, pode criar mecanismos que aproximem as pessoas de outras áreas”, finaliza.

Iniciativas de apoio ao RH

A Ticket investe em tecnologia, agilidade e ações de saúde mental para promover rotinas de trabalho eficientes e equilibradas para seus times. 

Em 2020, a marca implementou a EVA (Edenred Virtual Assistant) para apoiar em demandas internas da empresa. Criada em 2015 para atender os públicos externos da Ticket, a inteligência artificial passou a tirar dúvidas de colaboradores sobre áreas como RH e jurídico. 

Na área de Recursos Humanos, especificamente, são 12 temas de conhecimento, a exemplo de férias e PLR, totalizando centenas de respostas possíveis. Antes, todas as dúvidas das equipes eram tiradas diretamente pelas pessoas que compõem os times de recursos humanos. Isso era feito por e-mail ou aplicativo interno de mensagens. 

“Percebeu-se uma diminuição nas dúvidas, por conta de temas que já estão na árvore de conhecimento da EVA. Para incentivar o uso, há campanhas de comunicação interna que apontam a EVA como o canal de entrada para as demandas. Dessa forma, cada vez mais, o nosso RH consegue dedicar seu tempo a atividades mais estratégicas. A tecnologia é nossa aliada”, comenta Tatiana. 

Em relação à saúde mental, a Edenred, Grupo ao qual a Ticket pertence, oferece às pessoas colaboradoras atendimentos psicológicos ilimitados e gratuitos, por meio de um aplicativo de saúde, além da Jornada da Saúde Mental, uma série de lives internas sobre temáticas relacionadas a questões psicológicas que impactam no bem-estar, relacionamentos, desempenho pessoal e profissional. 

 

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 620 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 60 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

 

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