A pessoa certa no lugar certo” ─ ambição de muitos, conquista dos clientes da D+ Soluções

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Por Denise Machado.

Pessoas capazes de fazer o que é esperado em determinado trabalho ou, melhor dizendo, capazes de fazer o que é necessário para obter os resultados esperados nos diferentes postos de trabalho de uma organização.

Você que trabalha em RH ou lidera uma equipe, provavelmente já leu e ouviu a expressão acima inúmeras vezes e talvez busque incessantemente transformá-la em uma realidade ao alcance da sua organização.

Maria do Carmo Melo e eu fizemos essa reflexão quando resolvemos empreender juntas a D+ Soluções.

Queríamos que a D+ propiciasse às organizações clientes atrair e manter as pessoas certas no lugar certo para elas, onde pudessem realizar sua vocação, expressar seus talentos e ter sucesso ao construir objetivos comuns ao negócio. Nossa experiência de mais de 30 anos transitando em empresas pequenas, médias e grandes, dos mais diversos segmentos, nos indicou, sem sombra de dúvida, que isso só seria possível dando a conhecer aos nossos clientes o potencial e capacidades das suas pessoas, para que pudessem apoiar o seu desenvolvimento profissional e conduzir o negócio com sucesso.

A solução que adotamos?

Assessment Center, a metodologia que permite a previsão de comportamentos futuros, a partir da observação direta do comportamento presente. Não um agregado de dinâmicas em grupo, jogos, inventários, mas o Assessment Center que simula um dia de trabalho de uma pessoa em uma empresa fictícia, reproduzindo as situações típicas que ela enfrenta no dia a dia de uma organização, sejam elas, decisões desafiadoras, planejamento do trabalho, da área, da estratégia da empresa; momentos de coaching aos liderados; interações com pares, clientes, fornecedores.

Essa metodologia teve sua origem na Inteligência Americana, durante a guerra fria. O objetivo da sua criação? Predizer como se comportariam os agentes de espionagem ao serem enviados para a Europa, diante de situações desafiadoras, de cujas respostas dependeria a sua vida e a segurança de outras pessoas.

O primeiro estudo sobre o poder preditivo do Assessment Center nas organizações de trabalho, foi conduzido no final da década de 1950 com empregados que estavam iniciando em cargos de liderança na Bell, recém adquirida pela empresa de telefonia AT&T. Esses líderes foram submetidos a assessment center e, a partir de então, sua carreira foi monitorada.

O estudo foi incomum por ter apenas objetivo de pesquisa. Nem os indivíduos avaliados nem seus gestores receberam informações sobre o desempenho na avaliação, para que esta informação não afetasse a carreira dos participantes.

Em 1970, a Harvard Business Review publicou um artigo apresentando os resultados dos primeiros oito anos do estudo. Uma segunda avaliação fora realizada oito anos após a primeira e mostrara que o que tinha sido previsto nos resultados do primeiro assessment havia se concretizado. O critério utilizado foi o avanço dos participantes, iniciantes em liderança no primeiro assessment, para o quarto nível de gestão, em uma estrutura hierárquica de sete níveis, comum à época. As avaliações originais mostraram-se válidas, mesmo decorridos 20 anos.

Desde então, as pesquisas sobre o poder preditivo do Assessment Center com essas características de simulação, observação direta do comportamento individual, avaliação sem inferências, se multiplicaram e sua aplicação espalhou-se por organizações em todo o mundo. Esses estudos apontam para no mínimo 90% de probabilidade de que as pessoas se comportem como no dia de assessment, quando submetidas a situações similares no retorno ao trabalho.

Os quase 100% de previsibilidade sobre o sucesso ou o fracasso no trabalho, propiciados pela metodologia de Assessment Center que empregamos, têm conquistado para os nossos clientes resultados surpreendentemente positivos em relação à redução de turnover, aumento do engajamento e da permanência das pessoas na organização, sem falar em carreiras mais bem-sucedidas e correspondente felicidade no trabalho.

Quer conquistar e manter a pessoa certa no lugar certo em sua organização?

Escreva para denise.machado@demaissolucoes.com.br ou ligue 11 98238 7001.

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