Há mais de um ano todos tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. Até aí, nenhuma novidade, certo? Mas isso trouxe uma transformação enorme para todos os setores da empresa. O movimento ágil já estava avançando na área de TI, mas para os outros setores, como RH, isso ainda estava apenas engatinhando.
Sempre quis potencializar os resultados, focando na transparência com o profissional e com o cliente, continuar motivando e despertando o desejo de colaboração entre todos da equipe. Foi quando a COVID-19 nos deu o impulso que precisávamos e, aí sim, aplicamos a metodologia ágil dentro da nossa área de Recrutamento e Seleção, mais precisamente o Scrum, uma metodologia criada na década de 1990 para ajudar equipes a trazer resultados com mais agilidade por meio de pequenos ciclos – assim trazendo mais transparência e rapidez nas entregas.
Um estudo realizado com mais de 200 profissionais da área de RH em 19 países pela Organize Agile no final de 2020, em parceria com uma universidade holandesa, destacou que 32% já estavam praticando o ágil na instituição de 1 a 2 anos e que a metodologia mais utilizada (56%) é o Scrum. Além disso, 54% dos entrevistados acreditam que a área de RH está se tornando mais importante para toda a empresa e que, por isso, os principais desafios atualmente são as respostas rápidas às mudanças; contribuir para melhorar o resultado do negócio, motivação dos colaboradores, dentre outros.
Ter melhores práticas, otimizar o tempo e acelerar os processos. Esse é o lema da cultura ágil, que pode, e deve, ser aplicada no RH – o coração da empresa. É preciso disseminá-la e fazer com que todos a compreendam. De acordo com o portal Manifesto Ágil passamos a valorizar:
– Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
– Softwares em funcionamento mais que documentação abrangente;
– Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
– Responder às mudanças mais que seguir um plano.
Ou seja, tudo aquilo que por muitos era valorizado anteriormente passou por uma grande mudança. E, para que a implementação desta metodologia ágil tenha pleno sucesso, existem alguns rituais que precisam ser seguidos durante a sprint (período que contempla todos os ritos utilizados no Scrum: planning, daily, review e retrospectiva). Aqui destaco três deles:
Planning
Planejar as tarefas e como elas serão executadas durante a sprint. Esse é o principal objetivo da planning, que é o primeiro evento realizado na metodologia Scrum. Nesse momento todo o time está reunido para verificar quais são os objetivos que precisam ser alcançados e, a partir daí, traçar o plano de atuação durante a sprint.
Daily
Podemos dizer que é o mais conhecido dos eventos dentro da metodologia ágil. Daily é uma reunião diária de 15 minutos onde, no nosso caso, cada squad comenta o que foi realizado no dia anterior, o que será feito hoje e se há algum bloqueio – e na própria reunião já verificamos quais as ações para resolver esse problema.
Com as dailys, além de otimizarmos o tempo e mantermos toda a squad engajada e atualizada, também conseguimos fazer com que esse momento seja saudável para toda a equipe. Todos têm acesso às informações do status atual da operação, ou seja, não é preciso pesquisar em relatórios.
Review
Esse é o momento em que toda a squad se une para apresentar o que foi realizado durante a sprint, além de ter uma troca de informações e feedback sobre os acontecimentos, ou seja, um momento de colaboração entre os envolvidos.
A partir do momento que você decide implementar a cultura ágil no RH é preciso que siga os processos, para que, assim, consiga atingir os resultados. Nós da Runtalent conquistamos mais transparência, maior senso de responsabilidade e sentimento de autovalorização em toda a equipe. Ser ágil não é apenas no papel, é preciso aplicar os valores e os princípios na prática, no dia a dia, fazer com que os profissionais entendam a importância de manter a operação rodando com agilidade e tendo a certeza de que a opinião de cada um é importante.