Gestão Comportamental para uma liderança de sucesso
Em outros tempos, os membros de uma equipe eram tratados da mesma forma pelos seus líderes, hoje o foco está na “Gestão Comportamental” em busca de resultados mais eficazes frente aos negócios. Ou seja, identificar o estilo pessoal e comportamental de cada membro da equipe, pois cada pessoa tem características únicas, comportamentos, valores e motivadores próprios e, no papel de líderes, temos que conhecer e identificar o estilo pessoal e comportamental individual, de cada pessoa, extraindo o melhor de cada um no dia a dia, sem precisar mudá-los.
“Não mudamos pessoas se elas não quiserem, mas podemos extrair o melhor de cada uma do jeito que são”. Exemplo foi o grande líder Jesus que teve discípulos um diferente do outro e conseguiu extrair o melhor de cada um em sua jornada.
Também destaco que a equipe precisa conhecer o estilo pessoal e comportamental do líder para saber abordar, conversar e negociar, respeitando suas características.
Para este auxílio, podemos utilizar o mapeamento de perfil comportamental “DISC”, baseado na Teoria de Comportamento Humano, criada pelo psicólogo William Moulton Marston PhD em Psicologia. No início do século XX, quando lançou o livro Emoções das Pessoas Normais (traduzido para o português) deu origem ao DISC que identifica quatro estilos-perfis comportamentais: D (Dominância) busca resultados, motivado por desafios; I (Influência) busca relacionamento, motivado por liberdade e criatividade; S (Estabilidade) busca colaboração, motivado por segurança e lealdade e C (Conformidade) busca precisão, motivado por altos padrões e eficiência.
Outra forma é por meio da percepção no dia a dia, observando cada pessoa, seus comportamentos e características. Por exemplo, se são pessoas extrovertidas ou introvertidas; se são orientadas para tarefas, resultados ou para pessoas e relacionamentos. Estas também são maneiras de colocar pessoas certas no lugar certo, refletindo em ganhos de produtividade e resultados para a Organização.