Gestão das Emoções no Ambiente Organizacional
Diante de um cenário competitivo e complexo, em que se tem valorizado cada vez mais o capital humano frente aos negócios e, sendo uma das características dos colaboradores estarem motivados, se torna necessário e de extrema importância, o Líder conhecer e neutralizar as suas emoções e sentimentos negativos, como tristeza, raiva, ansiedade e medo, vivenciados em seu dia a dia e que afetam negativamente ele próprio e quem estiver à sua volta. Deve decidir a “intensidade e o tempo” de cada emoção, administrando ou evitando que ultrapassem seus limites diante de situações adversas.
Não temos como evitar certas emoções diante das adversidades que surgem, mas podemos, e temos como controlar, as ações e reações levando em conta estas variantes, intensidade e tempo. Por exemplo, em relação à intensidade, no momento de raiva, não sair gritando com os colegas e membros da equipe. Já em relação a tempo, não precisa ficar com raiva uma semana, um mês, um ano ou até mais por causa da situação. E desta forma, impactando negativamente a sinergia da equipe, gerando desconforto e falta de confiança do “time” em relação ao Líder.
Realize uma análise pessoal e perceba como se sente diante de situações que tragam desconforto, observe sua reação negativa e monitore para que tenha um controle maior da situação. A mudança em si, começa a partir da consciência do que pode estar prejudicando o relacionamento com as pessoas, com a equipe de trabalho. Caso tenha dificuldade para perceber em que momento ocorre essas emoções e sentimentos negativos, peça opinião de pessoas em quem confie.
Uma gestão pautada no controle das emoções, que saiba lidar e controlar as reações quanto à intensidade e tempo frente às situações adversas que acontecem no dia a dia organizacional, que tenha a percepção e consciência do seu papel de Líder e a preocupação com a qualidade e entrega frente aos membros da equipe, além da empatia, gera mais confiança. Além disso, proporciona que pessoas e equipe sejam mais motivadas e engajadas em busca dos objetivos e metas da organização, impactando de uma forma geral em ganhos pessoais, profissionais e organizacionais.