Liderança 360 graus: pessoas e organização
“O líder de sucesso tem visão 360 graus, ampla visão de si, da equipe e da organização, um olhar mais sistêmico”.
Trata-se de uma liderança estratégica mais ampla, visão de tudo e do todo, é sair da ilha, como diz a frase “É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos, se não saímos de nós”, do escritor José Saramago.
Diante desta frase e sentido, quero levar à reflexão de que temos que sair da ilha, sair de cena, sair de nós, olhar e observar de fora. Primeiro começar por observar a si mesmo, a postura, como administra a fala, tom de voz frente aos membros da equipe, como gerencia a energia pessoal. Ou seja, se gasta toda a energia logo nos primeiros minutos do trabalho. Também observar os pontos fortes e de atenção, buscando sempre melhorias e desenvolvimento em busca de maior conexão e gerenciamento de si próprio.
É ter visão da equipe como um todo, identificar seus perfis, comportamentos, suas qualidades, é saber, e ter a percepção, de que as pessoas são diferentes, tem estilos e comportamentos diferentes. Uns buscam mais resultados, outros são mais focados em tarefas operacionais. Outros, em projetos mais estratégicos, enquanto, outros visam mais o relacionamento e contato com pessoas. Já outros visam mais qualidade. Enfim, diversos contextos e situações. É gerenciar a equipe por meio da gestão comportamental, respeitando as individualidades, mas ao mesmo tempo mostrar a importância que todos juntos têm pela busca das metas e alcance dos objetivos organizacionais.
E por fim, dentro da Liderança 360 graus, o líder além de ter a visão dele próprio, saber gerenciar a si e também gerenciar a equipe por meio da gestão comportamental valorizando e respeitando cada perfil e estilo pessoal. Também tem que ter a visão do todo organizacional, entender e saber qual é a missão, visão e valores da Organização. Ou seja, o propósito, metas e objetivos, o que o mercado e política externa podem afetar sua área ou a estrutura organizacional como um todo, acompanhar as novas tecnologias e tendências. É estar conectado localmente e ao mesmo tempo com o mundo.