Liderança Tecno-Humanizada
O artigo anterior terminou com uma frase do livro Aprenda a criar riqueza sem gerar miséria com a Tecno-Humanização®:
As empresas usam o ser humano como recurso para alcançar resultados, a Tecno-Humanização® cuida do ser humano e por isso supera os resultados.
Esta forma diferente de ver as coisas tem um impacto positivo enorme, nas pessoas e nos resultados.
Esta é uma das premissas da Tecno-Humanização® e isso nos leva a colocar o ser humano no centro dos processos de transformações organizacionais.
Sobre isso, construímos e aplicamos tecnologia e conhecimento, para humanizar a liderança e a organização.
Como todo processo de humanização, a liderança Tecno-Humanizada necessita passar por um processo de autoconhecimento e elevação de consciência para conseguirem entender a magnitude do impacto de suas ações em um mundo digital e exponencial.
Tudo se amplifica, tanto as boas quanto as más decisões.
Por isso, a liderança Tecno-Humanizada deve ter uma visão sistêmica dos impactos de suas decisões, para poder avaliar e medir os impactos para a empresa, para a sociedade e para o meio-ambiente.
A ética, e não a governança, deve marcar o limite de até onde a empresa deve ir para alcançar seus objetivos.
A consciência deve marcar o limite de atuação e não a lei. Nesse ponto, vale ressaltar que a lei é uma premissa básica e deve ser cumprida sempre, enquanto a consciência normalmente é mais restritiva, o que eleva o grau de exigência.
Na liderança Tecno-Humanizada, o líder não vê somente a sua equipe de forma empática, ele entende que, antes de ser líder, ele é um ser humano e, ao ter uma visão sistêmica, é consciente que as decisões que tome vai impactá-lo também.
A partir desta visão, colocar os seres humanos, inclusive a si próprio, no centro do processo de tomada de decisão e aplicar tecnologia e inovação para humanizar a empresa.
Em empresas com liderança Tecno-Humanizada, há um aumento de engajamento das pessoas e também uma melhoria significativa dos resultados. Tudo é feito por e para o ser humano!