Cultura Organizacional e o Papel da Liderança

Conceito

É muito gratificante falar sobre Cultura Organizacional e Liderança para quem vivenciou por muitos anos nas organizações todas as questões, ações, problemas e sucessos que conseguimos. Vamos lá:

O que é?

Existem muitas formas de definir a cultura organizacional ou empresarial, mas no final ela é a somatória das crenças, valores, costumes e regras que influenciam o clima e o ambiente de uma organização, ou seja, é o espelho da empresa.

As características da cultura da empresa, serão a partir da realidade de cada uma, da experiência individual e expressa o que se pode observar no seu dia a dia.

Tipos de cultura:

O modelo mais famoso foi criado pelo filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional Charles Handy, na metade do século XX, onde definia:

  1. Cultura do Poder

Concentram a liderança em algumas pessoas, as que são capazes de influenciar toda organização. Normalmente centralizada no dono da empresa ou no CEO. Voltada para a conquista de resultados, existindo poucas regras, visto que o que acontece é dito por aqueles que possuem poder de decisão.

Esse modelo de cultura tende a gerar muito conflito interno, uma vez que o poder de decisão está centralizado em um único indivíduo.

  1. Cultura de Papéis

Tem foco nas funções desempenhadas por cada indivíduo dentro da organização. O poder aqui, é determinado pela posição da pessoa na estrutura organizacional. Cultura orientada por regras, cargos e funções definidas, gerando falta de flexibilidade na execução das tarefas, uma vez que cada funcionário só realiza o que foi determinado a ele.

É uma cultura em que os profissionais são mais acomodados e que não se preocupam com seu crescimento na organização.

  1. Cultura de Tarefas

Foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem a capacidade de resolver o problema, podendo ser uma equipe formada para tal, ou apenas um indivíduo.

O diferencial está nos profissionais, que ocupam papel principal assumindo responsabilidades e liberdade para agir criativamente em busca de soluções.

Costuma influenciar de maneira positiva no clima organizacional da empresa, pois valoriza e dá liberdade aos seus colaboradores para darem ideias e proponham soluções, mantendo-os motivados.

    4.Cultura de Pessoas

O colaborador está sempre em primeiro lugar, independentemente do cargo que ocupa. A empresa valoriza muito o trabalho deles, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada um.

Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.

Podemos observar que existem empresas que adotam políticas de não destruir o meio ambiente, utilizando produtos naturais ou cuidando dos resíduos, as de cosméticos que não fazem teste em animais, as que adotam dress code liberal e diferenciado e alguns modelos mais famosos:

Google: a motivação dos funcionários está diretamente ligada ao sucesso da empresa. Dessa forma, ela investe sempre no bem estar e estratégias motivacionais para seus colaboradores

Starbucks: focou a cultura de sua empresa baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade Netflix: dá muita atenção à capacidade dos seus funcionários em responder pelos atos, assumir responsabilidades e coordenar suas tarefas da maneira que acharem correta e que atenda às expectativas da empresa. Reed Hastings, cofundador da empresa, publicou no LinkedIn “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”´

Vimos alguns tipos de cultura organizacional existentes e qual é a cultura organizacional da sua empresa?

Por que é importante?

Ela direciona as decisões, os caminhos a serem seguidos e refletem a ética e moral que a empresa possui diferenciando as boas empresas e as extraordinárias.

Onde há uma forte cultura organizacional existe o alinhamento e guia os comportamentos dos seus colaboradores respeitando as características individuais e respeitando o posicionamento de cada um, demonstra quais as expectativas da empresa na condução de seus negócios e como é percebida e como trata seus funcionários, clientes e parceiros.

  • Envolve práticas, políticas e comportamentos que irão refletir a cultura interna (endomarketing) e externa que é o “core” da organização. Cria um ambiente que promove a colaboração e às vezes a competição saudável (na verdade competição mesmo deve ser no mercado e não na empresa), para atingir os objetivos pessoais, mas sempre buscando alcançar os objetivos da empresa.
  • Ao promover um ambiente mais saudável para os colaboradores, gera uma maior produtividade e estes passam a dedicar mais tempo aos trabalhos que devem desenvolver internamente.

 

Imaginem uma empresa que não tem uma cultura definida? E crescendo, cada um de seus colaboradores pode fazer o que quiser? Quais as consequências de não definir uma cultura organizacional? Algumas delas:

  • Dificuldade em selecionar profissionais adequados

Sem a identidade e suas principais características, fica difícil saber qual candidato seria mais adequado para trabalhar. 

  • Falta de alinhamento

Um desalinhamento pode significar tempo de trabalho gasto com atividades que não estão de acordo com os objetivos da organização e uma redução em seus resultados e lucros. Profissionais focados em tarefas secundárias e não nas principais ações.

  • Desmotivação e falta de comprometimento dos colaboradores

Desmotivação e a falta de comprometimento das equipes. Dificuldade em entender e ter foco na visão do negócio.

  • Problemas na comunicação e integração dos membros

Os profissionais acabam agindo de maneiras diversas, por não conhecerem os princípios que deveriam orientar suas atividades profissionais.

 

Quem é o criador e como acontece?

Os empreendedores, donos de empresas, ou seja, a liderança das organizações. Queiram ou não, todos eles têm um propósito e precisam criar uma cultura organizacional, para poder gerir suas empresas, suas equipes e clarificar como querem que todos trabalhem e como querem definir sua empresa para se diferenciar no mercado.

É algo que vai nascendo e crescendo desde o primeiro dia da empresa, representando o que pensam seus sócios e executivos, o que querem transmitir, como querem que as pessoas se comportem, de que forma querem comunicar e compartilhar esse propósito e os valores escolhidos. A cultura da organização é baseada na missão, na visão e nos valores.

A Apple tem um modelo de cultura extraordinário. Todos que trabalham lá sabem que estão sempre crescendo, investem em liderança e entendem que um líder guia não exige, confia nas pessoas, pois valoriza seus talentos e abre espaços para que toda a equipe possa brilhar.

O Magazine Luiza, que mesmo mudando o comando para Frederico Trajano e a transformação digital que ocorreu, a cultura continua com os valores “Jeito Luiza de ser”. E, não foi à toa que teve nos últimos anos, um crescimento extraordinário pois no fundo é uma cultura que se preocupa com as pessoas.

A cultura organizacional pode ser mudada ao longo do tempo, mas dependerá sempre das estratégias estabelecidas pelos CEOs e executivos, ou seja, a liderança da empresa e sempre irá mostrar como está funcionando internamente. Existindo uma área de Recursos Humanos estratégica que com sua contribuição e de toda a liderança, com certeza serão os guardiões dessa cultura para que os seus colaboradores a conheçam e estejam engajados com os objetivos da empresa e superem os resultados.

Em muitas situações estruturar um plano para identificar a cultura organizacional, irá ajudar a empresa a ter uma melhor comunicação e alinhamento de todos os seus colaboradores com as necessidades individuais e coletivas.

Regina Steinas

Diretora Sócia da R4ACORS Consultoria Organizacional

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