Cultura Organizacional e o Papel da Liderança
Conceito
É muito gratificante falar sobre Cultura Organizacional e Liderança para quem vivenciou por muitos anos nas organizações todas as questões, ações, problemas e sucessos que conseguimos. Vamos lá:
O que é?
Existem muitas formas de definir a cultura organizacional ou empresarial, mas no final ela é a somatória das crenças, valores, costumes e regras que influenciam o clima e o ambiente de uma organização, ou seja, é o espelho da empresa.
As características da cultura da empresa, serão a partir da realidade de cada uma, da experiência individual e expressa o que se pode observar no seu dia a dia.
Tipos de cultura:
O modelo mais famoso foi criado pelo filósofo irlandês especializado em comportamento organizacional Charles Handy, na metade do século XX, onde definia:
Concentram a liderança em algumas pessoas, as que são capazes de influenciar toda organização. Normalmente centralizada no dono da empresa ou no CEO. Voltada para a conquista de resultados, existindo poucas regras, visto que o que acontece é dito por aqueles que possuem poder de decisão.
Esse modelo de cultura tende a gerar muito conflito interno, uma vez que o poder de decisão está centralizado em um único indivíduo.
Tem foco nas funções desempenhadas por cada indivíduo dentro da organização. O poder aqui, é determinado pela posição da pessoa na estrutura organizacional. Cultura orientada por regras, cargos e funções definidas, gerando falta de flexibilidade na execução das tarefas, uma vez que cada funcionário só realiza o que foi determinado a ele.
É uma cultura em que os profissionais são mais acomodados e que não se preocupam com seu crescimento na organização.
Foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem a capacidade de resolver o problema, podendo ser uma equipe formada para tal, ou apenas um indivíduo.
O diferencial está nos profissionais, que ocupam papel principal assumindo responsabilidades e liberdade para agir criativamente em busca de soluções.
Costuma influenciar de maneira positiva no clima organizacional da empresa, pois valoriza e dá liberdade aos seus colaboradores para darem ideias e proponham soluções, mantendo-os motivados.
4.Cultura de Pessoas
O colaborador está sempre em primeiro lugar, independentemente do cargo que ocupa. A empresa valoriza muito o trabalho deles, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada um.
Há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.
Podemos observar que existem empresas que adotam políticas de não destruir o meio ambiente, utilizando produtos naturais ou cuidando dos resíduos, as de cosméticos que não fazem teste em animais, as que adotam dress code liberal e diferenciado e alguns modelos mais famosos:
Google: a motivação dos funcionários está diretamente ligada ao sucesso da empresa. Dessa forma, ela investe sempre no bem estar e estratégias motivacionais para seus colaboradores
Starbucks: focou a cultura de sua empresa baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade Netflix: dá muita atenção à capacidade dos seus funcionários em responder pelos atos, assumir responsabilidades e coordenar suas tarefas da maneira que acharem correta e que atenda às expectativas da empresa. Reed Hastings, cofundador da empresa, publicou no LinkedIn “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”´
Vimos alguns tipos de cultura organizacional existentes e qual é a cultura organizacional da sua empresa?
Por que é importante?
Ela direciona as decisões, os caminhos a serem seguidos e refletem a ética e moral que a empresa possui diferenciando as boas empresas e as extraordinárias.
Onde há uma forte cultura organizacional existe o alinhamento e guia os comportamentos dos seus colaboradores respeitando as características individuais e respeitando o posicionamento de cada um, demonstra quais as expectativas da empresa na condução de seus negócios e como é percebida e como trata seus funcionários, clientes e parceiros.
Imaginem uma empresa que não tem uma cultura definida? E crescendo, cada um de seus colaboradores pode fazer o que quiser? Quais as consequências de não definir uma cultura organizacional? Algumas delas:
Sem a identidade e suas principais características, fica difícil saber qual candidato seria mais adequado para trabalhar.
Um desalinhamento pode significar tempo de trabalho gasto com atividades que não estão de acordo com os objetivos da organização e uma redução em seus resultados e lucros. Profissionais focados em tarefas secundárias e não nas principais ações.
Desmotivação e a falta de comprometimento das equipes. Dificuldade em entender e ter foco na visão do negócio.
Os profissionais acabam agindo de maneiras diversas, por não conhecerem os princípios que deveriam orientar suas atividades profissionais.
Quem é o criador e como acontece?
Os empreendedores, donos de empresas, ou seja, a liderança das organizações. Queiram ou não, todos eles têm um propósito e precisam criar uma cultura organizacional, para poder gerir suas empresas, suas equipes e clarificar como querem que todos trabalhem e como querem definir sua empresa para se diferenciar no mercado.
É algo que vai nascendo e crescendo desde o primeiro dia da empresa, representando o que pensam seus sócios e executivos, o que querem transmitir, como querem que as pessoas se comportem, de que forma querem comunicar e compartilhar esse propósito e os valores escolhidos. A cultura da organização é baseada na missão, na visão e nos valores.
A Apple tem um modelo de cultura extraordinário. Todos que trabalham lá sabem que estão sempre crescendo, investem em liderança e entendem que um líder guia não exige, confia nas pessoas, pois valoriza seus talentos e abre espaços para que toda a equipe possa brilhar.
O Magazine Luiza, que mesmo mudando o comando para Frederico Trajano e a transformação digital que ocorreu, a cultura continua com os valores “Jeito Luiza de ser”. E, não foi à toa que teve nos últimos anos, um crescimento extraordinário pois no fundo é uma cultura que se preocupa com as pessoas.
A cultura organizacional pode ser mudada ao longo do tempo, mas dependerá sempre das estratégias estabelecidas pelos CEOs e executivos, ou seja, a liderança da empresa e sempre irá mostrar como está funcionando internamente. Existindo uma área de Recursos Humanos estratégica que com sua contribuição e de toda a liderança, com certeza serão os guardiões dessa cultura para que os seus colaboradores a conheçam e estejam engajados com os objetivos da empresa e superem os resultados.
Em muitas situações estruturar um plano para identificar a cultura organizacional, irá ajudar a empresa a ter uma melhor comunicação e alinhamento de todos os seus colaboradores com as necessidades individuais e coletivas.