Entusiasmo como força da carreira

É uma sensação difícil de descrever, mas fácil de sentir. O entusiasmo está presente em nossas vidas em momentos variados e até pode parecer apenas um estado de espírito elevado, daqueles momentos que nos deixam eufóricos. Mas, quando aplicado à carreira, ele pode ter um significado importante para a evolução profissional.

Ao longo da minha carreira, vivenciei muitas situações em que entendi o real valor do entusiasmo além da palavra. Desde os 18, quando comecei a trabalhar como faxineiro, fui aproveitando as oportunidades que apareciam para ampliar o repertório e aprender coisas novas. Fui subindo degraus, um por um, à medida que identificava chances de aprendizado – tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Uma característica importante quando reflito sobre entusiasmo é a resiliência. Entendo que a capacidade de lidar com adversidades é uma das principais soft skills do nosso tempo, e ela tem tudo a ver com o tema. É o entusiasmo que nos faz entender que nem sempre as nossas vontades são atendidas no mercado de trabalho – e é ele também que nos faz ter esperança de dias melhores.

Por isso, acredito que a vontade de fazer acontecer dentro das empresas não deve estar ligada a situações específicas, e sim ao contexto macro.  Em vez de desmoronar diante dos empecilhos profissionais, é mais produtivo buscar entender as razões pelas quais as coisas às vezes não dão certo. Mais importante do que perseguir vitórias o tempo todo, é compreender fracassos e erros e tirar aprendizados.

Não existe caminho curto ou fácil: no final das contas, uma carreira sólida é construída quando o entusiasmo é mais que uma sensação; é uma força que leva à ação.

Sergio Povoa

É CHRO da OLX Brasil, além de ser coach e mentor Endeavor

Compartilhe!