O impacto do RH nos negócios e seu potencial de evolução

A disrupção impacta simultaneamente os negócios e a força de trabalho. As organizações enfrentam demandas crescentes de clientes, pressão por maior produtividade vinda dos concorrentes e ameaças de participantes inesperados entrando em seus mercados. A mudança do cenário geopolítico, o impacto diário da digitalização, as mudanças demográficas e as demandas da força de trabalho adicionam constantemente novas forças disruptivas. As empresas devem, mais do que nunca, se antecipar, se adaptar e manobrar rapidamente o curso dos acontecimentos para enfrentar a disrupção sem fim.

O RH é a única função com o alcance e capacidade de efetivamente transformar essas interrupções em oportunidades para um desempenho empresarial sustentável. O impacto das áreas de RH tem tido uma tendência ascendente ao longo dos últimos anos, com progresso significativo nas áreas de engajamento de funcionários, cultura, análises do ambiente de trabalho e a adoção de tecnologias de HR, graças a uma nova geração de inspirados líderes de RH.

As organizações precisam de uma área de Recursos Humanos que se mostre diferente das áreas clássicas de RH. A entrega efetiva e eficiente de seus serviços deve ser sua principal marca. Ser um RH diferente é estabelecer e alcançar resultados de negócio, conduzindo a gestão da força de trabalho, a identificação e desenvolvimento de talentos, a entrega dos resultados estratégicos, a gestão da cultura organizacional, bem como, o direcionamento do desempenho, o engajamento da força de trabalho e o aprimoramento das experiências vividas pelas pessoas dentro da empresa.

Quando o RH se mostra diferente e assume a liderança dos atos, ele é capaz de navegar através das disrupções que afetam tanto o futuro do trabalho quanto os negócios em geral, contribuindo significativa e positivamente para o mundo corporativo.

Vicente Picarelli

Sócio Diretor na Picarelli Human Consulting

Compartilhe!