Pesquisa da TroianoBranding sobre identidade e consumo femininos marca a estreia da agência em Portugal
Pioneira na gestão de marcas no Brasil, a TroianoBranding divulgou a primeira pesquisa liderada por seu novo escritório em Portugal. O levantamento “A Busca pela identidade no mundo feminino” ouviu mulheres portuguesas para entender com quais marcas de determinadas categorias de negócios elas mais se identificam e por quais razões.
O estudo foi realizado neste início de 2024 com 210 mulheres das classes A e B, de idade entre 25 e 55 anos, residentes nas cidades de Lisboa e Porto. Entre as mulheres entrevistadas, 64% são casadas, sendo que 66% têm filhos.
A análise buscou identificar qual a visão que as mulheres têm de si mesmas, olhando para a vida atual (actual self) e como elas gostariam de ser vistas (ideal self). Foram apresentadas às entrevistadas dezenas de adjetivos e imagens de mulheres de estilos e atividades diversas. As fotos que elas indicam para seu actual self revelam preocupações com a família, administração da casa, menos determinação e estilos menos extrovertidos, com citações a termos como: boa profissional, confiável, dedicada, protetora e sincera.
Já quando questionadas sobre como gostariam de ser vistas, elas responderam: inteligente, corajosa, criativa, líder, forte, decidida e ambiciosa. As fotos selecionadas para projetar seu ideal self revelam uma clara preocupação com independência, posições profissionais diferenciadas e de comando, além de investimento no cuidado com o corpo.
Para Jaime Troiano, fundador e presidente da TroianoBranding, saber identificar a natureza do espaço de idealização é fundamental para uma construção de marca bem-sucedida. “As marcas são sempre um veículo para aproximar o consumidor dos seus sonhos. O poder do branding é justamente fazer com que a marca seja esse passaporte, o que só é possível fazer quando se compreende o que pensa e sente o consumidor”, explica.
O estudo com mulheres portuguesas é a primeiro feito pela TroianoBranding em solo português e coincide com a inauguração oficial do seu escritório em Lisboa e com a Semana Internacional da Mulher. Em seus 30 anos de trajetória, a TroianoBranding já atendeu centenas de marcas e organizações no Brasil e América Latina. Entre seus clientes estão nomes fortes do mercado como Itaú, Porto Seguro, Alpargatas, Disney, Kimberly Clark, Assaí, Libbs Farmacêutica, Pepsico, Aegea, Grupo Globo, Meio & Mensagem e Estadão.
Marcas que inspiram
A pesquisa considerou algumas categorias de negócios e respectivas marcas do setor. Entre essas categorias, foram incluídas: Automóveis, Lojas de roupas e alguns destinos turísticos. Neste sentido, as marcas que melhor representam essa idealização entre as categorias pesquisadas foram Mercedes-Benz, entre os automóveis, Zara entre as lojas de roupas e Londres apareceu com o destino de viagem preferido. Diversas marcas também foram citadas, mas apresentaram menor correlação com atributos que fazem a “ponte” para a imagem ideal.
No caso da Mercedes-Benz, a marca de veículos veio associada a atributos que levam à construção de uma imagem de líder, boa profissional, confiável e forte. Ou seja, um conjunto de traços de personalidade que melhor preenchem o espaço entre o actual e o ideal self.
Com a varejista de moda, Zara, os atributos mais associados ao ideal self foram: bonita, líder, confiável e inteligente.
Sobre os destinos turísticos, Londres foi o mais associado a adjetivos como exigente, boa profissional, inteligente e líder. E as fotos escolhidas pelas entrevistadas indicaram esse mesmo sentido.
“Muitas marcas têm uma personalidade própria que pode atuar como uma ponte entre a imagem atual e a ideal, contribuindo para ocupar o espaço de idealização. Por meio dos seus produtos, elas são uma espécie de ‘passaporte’ que pode nos aproximar da expectativa que idealizamos para nós mesmos. É isso que faz delas uma enorme fonte de valor agregado e o grande segredo do branding na vida das empresas”, afirma Jaime Troiano.