O reconhecimento no ranking Randstad é fruto de seus investimentos em iniciativas de bem-estar, benefícios atrativos, treinamentos e diversidade e inclusão
A Nestlé foi eleita a melhor marca empregadora do Brasil pelo ranking anual da multinacional de recursos humanos Randstad. O estudo foi realizado em janeiro deste ano e teve mais de 4 mil entrevistados, entre 18 e 64 anos, e traz quais são os dez aspectos mais importantes na hora de escolher uma empresa: progressão de carreira, salário e benefícios atrativos, ambiente de trabalho agradável, treinamento eficaz, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, gestão sólida, financeiramente saudável, estabilidade no emprego em longo prazo, boa reputação e diversidade e inclusão.
O reconhecimento é resultado das iniciativas de recursos humanos bem sucedidas da companhia, guiadas pelo cuidado e respeito pelas pessoas, pela diversidade, pelo futuro do planeta e das próximas gerações. Um exemplo tem sido seus processos seletivos que estão cada vez mais humanizados, com trilhas de capacitação para todas as pessoas que se inscrevem e, nos programas como de Estágio e Trainee, há feedback personalizado. Ao oferecer capacitação, a empresa busca contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens que seguem em busca de uma oportunidade de trabalho.
De acordo com Izabel Azevedo, diretora de Talento e Cultura da Nestlé Brasil, a companhia tem a ambição de tornar suas pessoas protagonistas de sua jornada de desenvolvimento. “Fomentamos iniciativas colaborativas, como a plataforma interna ‘People Match’, que conecta colaboradores e colaboradoras com oportunidades de acordo com seus interesses e habilidades para atuarem em novos projetos com outros colegas. Já o Talent Hub permite que os colaboradores personalizem seu desenvolvimento, considerando o momento que estão na carreira e o que desejam aprender”, comenta a executiva.
A área de Recursos Humanos da Nestlé coloca as pessoas no centro da estratégia do negócio e, assim, garante que saúde e bem-estar sejam uma prática contínua e perene. O programa Giro Bem-Estar foi implementado em 2022 para contribuir com a mudança de estilo de vida e até mesmo com o aumento de produtividade no ambiente de trabalho. Voltado para a saúde física, mental e nutricional, oferece avaliações físicas, palestras para sensibilizar sobre a importância do bem-estar e do autocuidado, conteúdos de psicoeducação online e desenvolvimento de receitas saudáveis junto com a família.
“Além disso, para investir no desenvolvimento interno e atender às diferentes necessidades do negócio, a Nestlé desenvolveu universidades corporativas desde 2015. Hoje, possuímos quatro cursos de Graduação, como Vendas, Pós-graduação e de MBA nas áreas de Supply Chain, Finanças & Controle e Transformação Digital & Indústria 4.0, todos validados pelo MEC (Ministério da Educação)”, conta Izabel. Em paralelo, a companhia oferece benefícios diferenciados, como o Pets At Work, para as pessoas que trabalham na Sede da companhia em São Paulo poderem ir ao escritório acompanhadas com seus pets todos os dias.
Vale ressaltar que em diversidade e inclusão, a empresa trabalha em iniciativas que proporcionem maior pluralidade e responsabilidade coletiva. O ano de 2020 foi muito importante para a jornada de D&I da Nestlé: foi criado centro de diversidade e inclusão em gestão de pessoas com liderança sênior e um time dedicado. Nesse período, foram desenhadas estratégias e programas próprios para equilíbrio de gênero, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, raça negra e gerações. A partir disso, as ações abrangem novas formas de contratação e desenvolvimento, contemplando conscientização e ação.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.