Programa TRACK só para mulheres recebe mais de 9 mil inscrições

motors

  • Iniciativa está alinhada à meta da GM de tornar-se a empresa mais diversa e inclusiva do mundo

A GM contratou 20 mulheres para o seu primeiro programa de talentos jovens exclusivo para o público feminino, o TRACK 2023 – Livres e Talentosas. A companhia conseguiu atingir com sucesso o seu objetivo de contratar 50% de mulheres negras para essas posições, o que contribuirá para ampliar a representatividade feminina e negra no quadro de funcionários da companhia. Houve mais de 9 mil inscrições para o processo seletivo – ou seja, mais de 450 candidatas por vaga. A iniciativa está alinhada à meta global da GM de se tornar a empresa mais inclusiva do mundo. 

As selecionadas – 19 brasileiras e uma argentina – iniciaram as atividades na GM em maio, em áreas como finanças, manufatura, compras e cadeia de suprimentos, vendas, pós-vendas, marketing, serviços conectados e engenharia de produto. As novas contratadas passaram por uma intensa agenda de integração nos primeiros 10 dias, com reuniões com a liderança da empresa- incluindo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro – e assistiram uma palestra sobre a relevância que a equidade racial e de gênero tem para a empresa, com Djamila Ribeiro, filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. 

O Programa TRACK tem duração de 3 anos, com rotação entre as subáreas e o desenvolvimento de um projeto da área de alocação. A empresa também oferece cursos de capacitação extras para participantes, como o de aprimoramento de habilidades e competências técnicas e comportamentais. Além disso, considerando que o inglês é essencial para o desenvolvimento desses talentos, a empresa oferece ainda um curso intensivo no idioma para esse grupo, para habilitá-los a conduzir conversas e reuniões exclusivamente no idioma com colegas de outros países. 

“Para ampliar a diversidade e a inclusão dentro da companhia, é necessário investir em ações intencionais e afirmativas. Processos seletivos focados são essenciais para avançarmos nessa jornada. Com o programa TRACK, teremos a oportunidade de preparar essas mulheres em início de carreira para, dentro de alguns anos, termos um quadro de liderança mais diverso, que reflita as demandas da sociedade e que possa trazer também soluções mais diversas”, comenta Christian Cetera, diretor-executivo de recursos humanos da GM América do Sul. 

Em 2021, a GM América do Sul lançou uma diretriz importante nesse sentido: todos os processos seletivos passaram a contar com ao menos 50% de mulheres entre os candidatos para posições mensalistas e 50% da banca avaliadora também deve ser composta por mulheres, com o objetivo de estimular a presença feminina no quadro de colaboradores. Desde então, o número de contratações de mulheres para a área de produção cresceu de 17% para 30% e para as áreas administrativas, de 47% para 70%. A companhia tem, ainda, a meta de atingir 40% de presença feminina em seu quadro de liderança até 2030. 

Também em 2021, aconteceu a primeira edição do Programa TRACK exclusiva para talentos negros, a primeira do setor automotivo. Os 16 selecionados – sendo 44% deles mulheres negras – seguem na companhia e foram promovidos em dezembro de 2022 em função de sua boa performance, o que mostra o avanço de aprendizado que eles têm tido na companhia. 

Para a implementação das edições do Programa TRACK exclusivos para mulheres e para pessoas negras, a GM realizou treinamentos e palestras para a liderança da companhia sobre equidade de gênero e questões étnico-raciais, como forma de preparar seus colaboradores para receber os(as) novos(as) talentos. 

Em 2013, a companhia alcançou um marco importante ao apresentar Mary Barra como CEO global, a primeira mulher a comandar um grupo automotivo na história. Desde então, a GM está abraçando a oportunidade e a responsabilidade de ser um ator proativo para liderar o processo de transformação e evolução do segmento, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU.

General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. 

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *