Siemens dobra número de postos em programa de estágio e oferece vagas afirmativas para fomentar a diversidade

 Siemens dobra número de postos em programa de estágio e oferece vagas afirmativas para fomentar a diversidade.

  • 5% de postos do Programa de Desenvolvimento de Talentos da Siemens serão reservados para Pessoas com Deficiência;
  • Pela terceira vez, a empresa irá destinar 50% de suas 112 vagas para mulheres, que estão sendo absorvidas em áreas estratégicas dos negócios;
  • Os selecionados irão atuar em unidades da companhia nas cidades de São Paulo (localidade Anhanguera), Jundiaí, Belo Horizonte e Curitiba;
  • As inscrições vão até o dia 27 de outubro de 2023, com início do programa em janeiro de 2024;
  • Todos os candidatos terão direito a participar de um curso de inglês durante o programa;
  • Link para se inscrever aqui

 

As inscrições para o PDT da Siemens se encerram em 27 de outubro, com previsão de início de atividades em janeiro de 2024. Foto: Divulgação Siemens

Sempre consciente de que a base da pirâmide de uma companhia é o lugar onde se cultivam os talentos jovens que farão o sucesso do negócio no futuro, a Siemens traz muitas novidades para o seu Programa de Desenvolvimento de Talentos 2024. Neste ciclo, a companhia reservou 5% das vagas para Pessoas com Deficiência e irá selecionar, pela terceira vez, 50% de mulheres. Nos dois últimos processos de seleção, 56% do dos estagiários foram efetivados, sendo 61% de mulheres – e algumas delas em posições estratégicas de negócios e áreas técnicas.

“Tornar o universo corporativo mais inclusivo é essencial. Na Siemens, abraçamos a pluralidade das pessoas e reforçamos a diversidade em nosso DNA. Isso também faz parte da nossa missão de impactar a vida das pessoas todos os dias, oferecendo tecnologia com propósito”, diz William Pereira, VP Brasil da Smart Infrastructure e Líder do Pilar PcD do DiverSifica, programa de diversidade e inclusão da Siemens.

Para o novo Programa de Desenvolvimento de Talentos da companhia, serão abertas 112 vagas de estágio nas mais diversas áreas, com atuação nas seguintes cidades: São Paulo, localidade Anhanguera (52 vagas), Jundiaí (51), Belo Horizonte (8) e Curitiba (1).

As inscrições poderão ser efetuadas neste link até o dia 27 de outubro de 2023 e o programa terá início em janeiro de 2024. Intermediado pela empresa 99Jobs, o processo seletivo é composto pelas seguintes etapas: inscrições e testes (setembro e outubro), dinâmica online com entrevistas individuais (novembro), admissão (novembro, dezembro e janeiro) e início em janeiro de 2024. No evento de onboarding, a alta liderança se mobiliza para recepcionar os aprovados.

Para se inscrever nas oportunidades, é necessário que os candidatos se formem entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. Além disso, é preciso ter nível de inglês intermediário e disponibilidade para estagiar por 6 horas diárias, em um modelo híbrido adotado pela empresa (três vezes no escritório e duas home office).

“Sendo a Siemens uma empresa global, as pessoas selecionadas para o PDT terão direito a fazer um curso de inglês para que todos aproveitem o máximo possível dessa experiência e aprimoramento profissional”, reforça Adriana Lima, Head de Recrutamento e Seleção da Siemens.

O PDT se insere dentro da política de DEGREE da Siemens, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com eficiência, Equidade e Empregabilidade. No DEGREE, os termos Equity (Equidade) e Employability (Empregabilidade) são os campos de mais alta prioridade para as políticas voltadas para pessoas, dentro e fora da empresa.

Trilha de desenvolvimento

Os selecionados terão a oportunidade de realizar uma Trilha de Desenvolvimento que vai abranger atividades como: formações e orientações de mentoria, rodas de conversa com temas relevantes para o desenvolvimento de carreira, dinâmicas de job rotation, projetos de voluntariado, autoconhecimento e protagonismo na carreira, compliance, comunicação interpessoal, introdução à gestão de projetos, entre outros. Os jovens talentos também terão conhecimento sobre o DiverSifica, que é o programa de diversidade e inclusão da empresa.

Luiza Alfano Guimaraes Alcantara, que participou do PDT e hoje é trainee, destaca que a Siemens acredita no conceito de own your career (seja dono da sua carreira, em português) e oferece infinitas oportunidades para quem quer aprender coisas novas e entrar em projetos desafiadores. “A companhia se preocupa com a sustentabilidade, a diversidade e o bem-estar dos colaboradores como em nenhum outro lugar. Isso sem falar do espaço físico na sede da empresa na Rodovia Anhanguera, onde estamos definitivamente dentro de uma reserva da Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, rodeados pela inovação”, celebra Luiza.

Para Clara Oliveira, estagiária de Employer Branding, Diversidade & Inclusão, fazer parte da Siemens é inspirador. “Sou rodeada de pessoas sempre abertas a me ensinar, sem julgamentos. Além disso, sempre sou incentivada a trabalhar meu lado estratégico e deixar minha criatividade fluir”. A colega Laura Emanuelle, da área de Comércio Exterior, complementa: “Na Siemens, as pessoas querem fazer acontecer, podem e correm atrás disso, até mesmo porque somos incentivados e recebemos o apoio necessário para que as nossas ideias saíam do papel e tudo isso é baseado em um diálogo muito aberto.”

 

Clara Oliveira, estagiária de Employer Branding, Diversidade & Inclusão, e Laura Emanuelle, em Comércio Exterior, fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Talentos da Siemens. Foto: Divulgação Siemens

Detalhes do programa

São elegíveis os estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura: Administração de Empresas, Ciência de Dados, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Controladoria, Direito, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica de Sistemas de Potência, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Eletrotécnica ou Mecânica, Engenharias, Finanças, Logística, Marketing, Psicologia e Secretariado.

Para os tecnólogos, os cursos são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Ciência de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Informática para Negócios, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas para Internet, Gestão de Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Gestão de Negócios e Inovação, Automação e Manufatura Digital, Sistemas Embarcados, Automação Industrial, Eletrônica Automotiva, Eletrônica Industrial, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Manutenção Industrial, Mecânica – Processos de Produção, Mecatrônica Industrial, Produção Industrial, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Empresarial e Tecnologia em Logística.

Entre os benefícios para os participantes, estão: Vale Transporte, Vale Refeição, Seguro de Vida, Assistências Odontológica e Médica, Fretado, Estacionamento, Gympass e uma Bolsa Auxílio com valor acima da média do mercado.

Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.

No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. 

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *